Mestrado e doutorado

O GEPET está integrado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN (Capes 5) por meio do oferecimento de vagas em nível de mestrado e doutorado. Atualmente, 3 membros do grupo fazem parte do corpo docente do referido programa, oferecendo vagas nas seguintes áreas e temáticas:

Análise psicológica da atividade de trabalho; competências e habilidades em contexto de
trabalho; trabalho, saúde, desenvolvimento e adoecimento
Desenvolver estudos voltados para a abordagem clinica da atividade de trabalho, com especial ênfase para situações de trabalho em contexto de risco psicossocial (trabalho informal, trabalho esvaziado, trabalho “sujo” , trabalho em contexto prisional). Descrever competências cognitivas complexas tanto em ambiente escolar como no mundo do trabalho, buscando estabelecer eventuais pontos de cisão e interdependência entre tais contextos de funcionamento psicológico. Abordar clinicamente a atividade de trabalho que amplia e/ou reduz o poder de agir do trabalhador, contando para esta análise cm a colaboração do próprio trabalhador.

Processos psicossociais, organizações e trabalho
Em termos gerais, estudar conteúdos e processos psicossociais que permeiam a relação das pessoas com seu trabalho em contextos culturais, organizacionais e sociais diversos, explorando sua constituição, interações e efeitos. Em termos específicos, são priorizados estudos voltados à elucidação da natureza, das dimensões e dos determinantes dos sentidos e significados produzidos pelas pessoas em sua relação com o trabalho, bem como suas consequências psicossociais. Inscreve-se no campo do conhecimento e adota orientações teóricas da Psicologia Social, do Trabalho e das Ciências Sociais. Utiliza abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas, em desenhos de pesquisa multimétodos.

Trabalho, representações sociais, ciclo de vida e profissionais de saúde
Trabalho, Envelhecimento e/ou Aposentadoria, com enfoque na psicologia social, em especial na Teoria das Representações Sociais. Os estudos desenvolvidos podem utilizar abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas ou mistas.

EDITAIS 2012-2013

Consulte aqui o Edital Doutorado Fluxo Contínuo 2013-2014
Consulte aqui o Edital Mestrado 2014 novo!